FLUÊNCIA DE APLICATIVOS GARANTINDO AO USUÁRIO UMA EXPERIÊNCIA DE ALTA QUALIDADE

As redes corporativas estão enfrentando desafios sem precedentes que ameaçam sua capacidade de permanecer competitivas e reduzir custos ao atender às expectativas crescentes dos usuários.

Atualmente, os funcionários esperam que as redes corporativas concedam acesso ilimitado aos aplicativos e serviços dentro da empresa. Futuramente, esse acesso ilimitado se expandirá para possibilitar a movimentação fora dos limites da empresa à medida que os usuários alternarem entre diferentes tecnologias de acesso à rede: com fio, WiFi®, 3G, femtocell, etc. Nessa nova realidade, a rede precisa evoluir para atender às expectativas.

Portanto, é necessária uma nova rede corporativa. A nova rede corporativa convergente precisa ser fluente em diversos aplicativos para proporcionar uma experiência de alta qualidade ao usuário final. Precisa ser desenvolvida de modo a remover as barreiras de comunicação impostas aos usuários por redes de acesso em silos e serviços de rede fragmentados.

CRIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA IDEAL PARA O USUÁRIO FINAL

Uma rede com fluência de aplicativos oferece uma experiência ideal ao usuário porque trata cada conversa realizada na rede como única e pode fornecer controle de qualidade específico com base no contexto da conversa, ou seja, o usuário e o dispositivo em uso. Além disso, o tratamento de cada conversa pode ser ainda mais aprimorado com base no aplicativo real em uso, como conferências de vídeo ou por voz. Futuramente, a rede se desenvolverá para permitir a transferência contínua entre redes e poderá fornecer QoS e controle específicos, e segurança para os serviços com base em nuvem.

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA REDE

A experiência ideal do usuário final em uma rede convergente (a experiência pela qual os usuários finais passarão a esperar) será criada quando a liberdade de mobilidade, aplicativo e dispositivo for possível por meio do acesso unificado. Ela será mantida quando as conversas na rede puderem mudar perfeitamente de uma rede para outra e de um dispositivo para outro com contexto e nível de serviço de alta qualidade. Para isso, é necessária uma rede com fluência de aplicativos.

As redes com fluência de aplicativos proporcionam ao usuário final uma experiência de alta qualidade ao usuário, para o fornecimento aplicativos em tempo real e com complexidade reduzida para os gerentes de TI e de rede. Isso é obtido por meio da arquitetura de rede simplificada, flexível e de baixa latência, com segurança incorporada. Para melhorar a produtividade do usuário final, uma rede com fluência de aplicativos também dispõe de controles automáticos para ajustar o fornecimento de aplicativos com base em perfis, políticas e contexto. Por fim, uma rede com fluência de aplicativos fornece operações simplificadas por meio do provisionamento automatizado e do baixo consumo de energia.

A criação de uma rede com fluência de aplicativos pode ser realizada em etapas. O processo deve iniciar com a unificação do gerenciamento, da avaliação e da aplicação de políticas de acesso para as redes com fio e Wi-Fi da empresa. Essas ações são seguidas pela unificação das redes físicas sem fio e com fio nas áreas onde isto é possível graças à economia de custos.
Porém, a unificação da camada de acesso à rede não pode parar por aí. Para atenderem às expectativas do usuário final, as empresas também precisam integrar as tecnologias femtocell e 3G/4G para que a experiência do usuário seja aprimorada e os custos reduzidos.

A EVOLUÇÃO PROJETADA DA REDE CORPORATIVA CONVERGENTE